Objetivos, valores e fundamentos.
O INSTITUTO PERMATROPIA foi idealizado coletivamente para ser um centro de referência em agroecologia, bioconstrução, permacultura, agricultura sintrópica, sistemas agroflorestais, mas também para promover o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais, rurais e urbanas, com o pensamento voltado para a proteção e conservação da natureza, e sua regeneração quando necessário.
O INSTITUTO PERMATROPIA desenvolve suas atividades a partir da Agrovila Tropicália, área de 42 hectares de Floresta Atlântica preservada, localizada no Guaiú, distrito do município de Santa Cruz Cabrália, na Bahia, no coração de uma Unidade de Conservação estadual, a APA Santo Antônio.
O conceito de Centro Pedagógico, como também é chamado, é o resultado de uma construção amadurecida por um coletivo multidisciplinar, com profissionais tendo em comum a transmissão de conhecimento como princípio maior para o desenvolvimento das comunidades. Isto é, criar um espaço de valorização dos saberes em prol do bem-estar, da segurança alimentar, do desenvolvimento socioeconômico e da vida, sob todas suas formas, incluindo a fauna e a flora da Floresta Atlântica.
Essa reflexão a várias mãos acabou se estruturando juridicamente em torno de um modelo associativo que se materializou com a fundação do INSTITUTO PERMATROPIA no dia 10 de janeiro de 2023.